O novo secretário de Educação de Cuiabá, Amauri Monge Fernandes, afirmou que a prioridade inicial da gestão será fazer melhorias para colocar a cidade entre as dez melhores capitais brasileiras na educação básica.
Colocar Cuiabá pelo menos no grupo das dez melhores. Esse é o objetivo imediato
Atualmente, a Capital ocupa a 12° posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o principal indicador de qualidade do país. Em 2023, a nota da cidade foi 5,8.
“Esse ano é ano de Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] e a gente pode tirar Cuiabá do 12° lugar entre as capitais do Brasil e colocá-la pelo menos no grupo das dez melhores. Esse é o objetivo imediato, assumimos com o prefeito Abilio, que vamos envidar todos os esforços para conseguir”, disse ao MidiaNews.
Segundo Fernandes, outra prioridade do momento é montar um plano pedagógico para as escolas da Capital, para começar a valer ainda este ano. Ele citou que a prioridade da ex-secretária, Solagen Dias, era colocar a casa em ordem, após receber a secretaria sucateada da gestão Emanuel Pinheiro (MDB).
“A prioridade nesses primeiros 90 dias foi colocar a casa em ordem, saber das finanças e pegar os dados completos da Secretaria. Tarefa que a ex-secretária Solange fez de forma brilhante”, disse.
“Agora, a prioridade é na área pedagógica, onde estamos montando o plano pedagógico das escolas de Cuiabá, desde a educação infantil até os anos iniciais. Esse plano já será apresentado nos próximos dias e será colocado em prática já em 2025”, acrescentou.
Amauri assumiu como adjunto na Educação no último dia 19 de março e trabalhava há mais de cinco anos com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, na Seduc (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso).
Veja o vídeo: