Search
Close this search box.

polícia desmonta esquema de furto de grãos

Durante a operação contra grupo criminoso especializados em furto de grãos, a polícia apreendeu 15 veículos, entre eles caminhões utilizados para o transporte ilegal das cargas subtraídas. A operação Frota Oculta, deflagrada nesta quarta-feira (14), também cumpre sete mandados de prisão e sequestro de bens. Além disso, houve a suspensão de atividades em uma empresa suspeita de participar do esquema.

Caminhões tinham placas adulteradas para entrar nas fazendas. (Foto: PJC/MT)

Segundo as investigações, os criminosos usavam caminhões com placas falsas para entrar nas fazendas sem levantar suspeitas. Parte das cargas de grãos era desviada antes de chegar aos armazéns ou cooperativas de destino.

A entrada dos caminhões nas fazendas, segundo a polícia, era facilitada por funcionários, que permitiam o acesso dos veículos sem as autorizações.

Mandados cumpridos

A Polícia Civil cumpre sete mandados de prisão, 21 de busca e apreensão, 15 de sequestro de bens, além de quebras de sigilos fiscal, bancário e telefônico e uma suspensão de atividade empresarial. As ordens são cumpridas em Nova Mutum, Tangará da Serra e General Carneiro.

Os criminosos teriam causado um prejuízo de R$ 2,5 mil a produtores rurais o estado.

O esquema

O esquema envolvia motoristas de caminhões, alguns dos quais utilizavam placas adulteradas para mascarar suas identidades e dificultar o rastreamento. Os caminhões entravam nas propriedades sob o aval de um funcionário, que atuava como “balanceiro”, responsável por liberar carregamentos sem registros oficiais.

As investigações identificaram que, entre os veículos utilizados, dois pertenciam a uma empresa de transporte, cuja proprietária também está sob investigação. A empresária teria disponibilizado os veículos para o transporte das cargas furtadas e realizado transações financeiras suspeitas com um dos facilitadores do esquema.

A operação revelou ainda que a organização criminosa possuía divisão de tarefas bem definida. Além do funcionário interno e dos motoristas, havia quem cuidasse da logística para o escoamento dos grãos, indicando uma estrutura altamente organizada.

A análise dos registros financeiros também identificou transferências bancárias incompatíveis com o perfil econômico dos investigados, reforçando os indícios de uma rede ativa e estruturada.

  1. Operação visa grupo criminoso investigado por furto de grãos em MT

  2. 13 são presos por furto de R$ 300 mil em caixa eletrônico na prefeitura de Sorriso

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro cobra governadores aliados a se posicionarem contra decisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrou nesta quarta-feira (14) governadores de direita um posicionamento contra…

Entenda disputa entre médicos e biólogos sobre procedimentos estéticos

Uma resolução divulgada nas últimas semanas pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) gerou contestação e…

Alinne Moraes sobre look de Virginia na CPI: “Carteirada da boa mãe”

A participação de Virginia Fonseca na CPI das Bets ainda está causando alvoroço nas redes…