A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (15) a Operação Fronteagro para desarticular um esquema milionário de contrabando e lavagem de dinheiro envolvendo equipamentos agrícolas de alta tecnologia. Com apoio da Receita Federal, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em nove cidades de cinco estados — entre elas, Cuiabá, Canarana e Primavera do Leste, em Mato Grosso.
As investigações revelam que a quadrilha era especializada na entrada irregular de equipamentos de georreferenciamento, usados no setor agropecuário. Os produtos, de alto valor, eram internalizados sem o pagamento de tributos e revendidos no país.
Para esconder a origem ilegal dos bens, o grupo utilizava documentos falsos e criava empresas de fachada, movimentando grandes volumes de dinheiro com aparência de legalidade. Também foram identificadas pessoas responsáveis por receptar os equipamentos contrabandeados.
Além de Mato Grosso, os mandados foram cumpridos no Rio Grande do Sul (Nova Candelária, Itaqui, Horizontina e Carazinho), Paraná (Roncador) e Santa Catarina (Itajaí).
Os investigados poderão responder por descaminho, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O material apreendido será periciado e pode levar à identificação de novos integrantes da rede.

-
Receita Federal e PF deflagram operação contra lavagem de dinheiro e descaminho
-
31 prisões e dezenas de buscas e apreensões: polícia desarticula facção