A Catedral de Pedra, em Canela, na Serra Gaúcha, exibe desde a noite dessa terça-feira (22/4) uma projeção da imagem do papa Francisco em sua fachada. A ação, que partiu da comunidade local, foi idealizada como forma de homenagem ao pontífice, falecido na última segunda-feira (21), aos 88 anos.
Segundo o padre José Monteiro Filho, responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a iniciativa uniu moradores com o objetivo de transformar o carinho e a admiração pelo líder religioso em um gesto simbólico.
“Além de homenagear a figura religiosa mais importante para os cristãos, também valoriza a beleza do prédio e colabora para o turismo local, divulgando o município em todos os cantos”, diz o pároco.
A projeção pode ser vista diariamente até o próximo domingo (27/4), sempre das 19h às 23h. A Catedral de Pedra é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul e, com a homenagem, tem atraído ainda mais visitantes.
Veja projeção:
Morte do papa Francisco
O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca, conforme informou o Vaticano. Ele faleceu por volta das 2h35 (horário de Brasília), em seu apartamento na residência de Santa Marta, no Vaticano, onde vivia desde que foi eleito em 2013.
Leia também
-
Mundo
Com fila enorme, Vaticano cogita estender despedida do papa Francisco
-
Mundo
Fiéis esperam até 8h na fila para se despedir do papa: vídeo
-
Mario Sabino
Conclave: lista de papáveis é como a aposta máxima na Mega-Sena
-
Artigos
Um Papa para humanizar os migrantes diante de Trump (Por Juan Estevan)
O pontífice havia passado por um período de internação de 38 dias para tratar uma pneumonia bilateral. Sua morte ocorreu enquanto ainda se recuperava da doença. O comunicado oficial divulgado pelo Vaticano destacou a dedicação do papa Francisco ao serviço da Igreja e sua atuação em favor dos mais necessitados.
O sepultamento ocorrerá neste sábado (26/4), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A escolha do local rompe uma tradição da Igreja: desde 1903, com o papa Leão XIII, um pontífice não era enterrado fora da Basílica de São Pedro, no Vaticano.