Search
Close this search box.

MidiaNews | Solenidade da Páscoa

Segundo os exegetas e Biblistas, a Páscoa pré-Israelita era uma festa primitiva, de pastores nômades, celebrada na primavera para: agradecer a Deus pelos nascimentos das ovelhas; para pedir a proteção divina contra os maus espíritos, manifestados nas doenças (pestes) contra o rebanho e a família; e, também, para pedir a fertilidade do rebanho e das novas pastagens. O ritual primitivo consistia no sacrifício de um animal e com o sangue dele era tingido a entrada da tenda. A Páscoa pré-Israelita   foi judaizada e ressignificada com um profundo sentido salvífico para o povo Hebreu (cfr. Lv. 23,5).

 

É, indiscultivelmente, a maior e mais importante festa do calendário judaico. Esta celebração une os judeus no mundo inteiro. Para os judeus, a páscoa celebra a memória da libertação da opressão e escravidão do povo hebreu no Egito, através da passagem do mar vermelho(pessach=páscoa). A narrativa da instituição da Páscoa começa com estas palavras: “Este mês será para vocês o principal, o primeiro mês do ano” (Ex. 12,1-14). O rito consistia na celebração de um banquete no primeiro mês do ano. O cordeiro devia ser assado inteiro e partilhado em família. Os comensais comiam-no em pé, com sandálias nos pés, acompanhado de pão sem fermento, ervas amargas, para lembrar a amargura da escravidão e prontidão para a viagem.

 

A Páscoa de Jesus constitui o eixo central de toda obra salvadora de Deus e o ato supremo da nossa salvação

Os símbolos litúrgicos da páscoa Israelita, expressam a pressa de sair da escravidão para uma nova vida e o desejo ardente de libertação.  Com o sangue do cordeiro imolado era tingido os umbrais das portas para afastar o anjo destruidor, que matou os primogênitos no Egito. Com o acontecimento do Êxodo, passagem do mar vermelho, a Páscoa transforma-se numa Instituição perpétua. Era celebrada anualmente para reavivar a fidelidade ao Deus libertador e aos compromissos da aliança. A Páscoa Cristã é realizada por Jesus Cristo, o cordeiro imolado para a salvação da humanidade. Ele é o cordeiro imolado para a vida do mundo. Com seu precioso sangue Jesus consolida, definitivamente, a nova e eterna aliança, reconciliando os homens com Deus e entre si.

 

A Páscoa de Jesus constitui o eixo central de toda obra salvadora de Deus e o ato supremo da nossa salvação. O Pai entrega o seu filho, num gesto de amor sem limite pelos homens, o filho, por sua vez, entrega sua vida num gesto de total generosidade e obediência ao Pai. A nossa Páscoa é a participação na Páscoa de Cristo. Somos chamados a morrer com Cristo e ressuscitar com ele, conforme as palavras de São Paulo “Portanto, se ressucitastes com Cristo buscai as coisas do alto (Col 3,1)”. Esta vida nova da páscoa deve refletir na convivência humana, através de uma vida reconciliada com os familiares, com os amigos, com a comunidade e com a natureza, como lembrou a campanha da fraternidade de 2025.

 

A conversão ecológica significa olhar a natureza com os olhos emprestados de Deus e cultivar um relacionamento respeitoso, fraterno, harmonioso e menos deletério com a natureza.  Neste ano jubilar, como peregrinos de esperança, revistamos da santa alegria e júbilo pascal. Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, é nossa páscoa.  A Cada dia, devemos buscar nossa identificação com Ele, em palavras e ações, levando uma vida, de fato, “ressuscitada”.

Vivamos Nele, por Ele e para Ele!

  

Que a luz da ressurreição brilhe em todas as pessoas e famílias! Uma feliz e renovadora  páscoa para todos!                                      

 

Deusdédit de Almeida é padre diocesano na Catedral de Cuiabá

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Nabi Abi Chedid se despede em Bragantino x Cruzeiro; estádio será demolido

A partida entre Red Bull Bragantino e Cruzeiro, neste domingo (20), às 20h30 (de Brasília),…

Nódulo na tireoide: quando se preocupar?

Os nódulos na tireoide são mais comuns do que se imagina. Em grande parte dos…

No 7º dia internado na UTI, Bolsonaro não tem previsão de alta

Com alteração da pressão arterial, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sem previsão de alta…