Search
Close this search box.

MidiaNews | O momento norte-americano

O polêmico Donald Trump completou 100 dias de governo no novo mandato. A mídia dos EUA e mundial não deixam de citar fatos e dados a respeito do presidente norte americano. A coluna, mais uma vez, vai seguir o mesmo caminho.

        

Trump peitou o Judiciário dos EUA. Acusa esse poder de perseguição. Ataca juízes e decisões sobre esse e aquele tema. É interessante observar que quem tem ideias autoritárias não aceitam controle ou decisões contrárias ao que pensa. Estão sempre certos. Acreditam que pratica o bem para o país e a população e que não pode ter algo ou alguém que possa ir contra isso.

              

Nomes famosos na história da Europa mostram isso também. Hitler e Mussolini nunca aceitaram a imprensa. Ditaduras na América Latina caminharam na mesma direção.

        

Trump também ataca os imigrantes nos EUA. Acusa, sem provas, de estupradores, ladrões, traficantes. Coloca todo mundo num balaio só. Agrada muitos no país que pensam assim também.

Por falar em mandato de quatro anos, tem gente ali querendo alterar a Constituição para que Trump pudesse candidatar outra vez

               

Não esquecer que os EUA é um país de imigrantes, tanto no passado distante como no mais recente. Foram eles que construíram o pais. E hoje, se não tiver essa mão de obra, os EUA vão ter problema também, Tem tipo de serviço ali que os norte americanos não querem mais realizar e os imigrantes são alternativas. Trump fala em mandar embora entre 500 mil a um milhão de imigrantes. Será que daria tempo num mandato de quatro anos?

        

Por falar em mandato de quatro anos, tem gente ali querendo alterar a Constituição para que Trump pudesse candidatar outra vez a presidência. Não pode, já teve um mandado antes. Este é o segundo.

             

Mas será que, com tantos atritos criados, ele, se pudesse ser candidato, seria reeleito? Será que a maioria ali já não está descontente com as atitudes do atual presidente? Será que o partido Democrata, que alterna no poder com os Republicanos, não tem força para eleger o próximo presidente?

        

O tarifaço decretado pelo governo Trump pode não ser bom para os EUA. Números do momento mostram que os resultados não estão sendo os esperados pelo presidente. Os EUA estão perdendo terreno em outros lugares e os chineses preenchendo os espaços.

             

Na inflação tem uma pequena vitória do governo. Estava em 3%, agora baixou para 2.4%. No lado de corte de gastos, com Elon Musk no comando, falou-se em um trilhão de dólares. Mas, até agora, mostram os números, isso não chegou a 100 bilhões.

        

Pesquisa publicada pelo jornal Washington Post recentemente mostra que 39% aprovam o governo Trump e que 55% desaprovam. A base maior do descontentamento está na situação econômica.

         

Trump não está nem aÍ para o que ocorre ao seu redor. Outro dia falou que “antes governava o país, agora é o país e o mundo”. Os analistas mostram que suas ações estão fazendo com que o mundo se afaste dos EUA. Outra do Trump, disse que a universidade de Harvard é “uma ameaça a democracia”.

 

Nem dá para comentar um troço desses. Diz que quer fazer os EUA ser grande outra vez. Então o país deixou de ser a maior potência mundial?

 

Alfredo da Mota Menezes é articulista político

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Políticos brasileiros comemoram escolha do novo papa

Políticos brasileiros comemoram, nesta quinta-feira (8/5), a escolha do novo papa. O colégio de cardeais…

Libertadores: saiba onde assistir a Atlético Nacional x Internacional

O estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, receberá um grande jogo nesta quinta-feira (8/5). O Internacional…

52,9% das pessoas com HIV no Brasil já sofreram discriminação, diz pesquisa

No Brasil, 52,9% das pessoas que vivem com HIV já sofreram algum tipo de discriminação…