Search
Close this search box.

MidiaNews | Eleição no TRE-MT

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, foi categórica ao afirmar que tribunais não têm autonomia para agir fora dos limites da Constituição Federal e das normas legais. A declaração foi feita durante a sessão que anulou a eleição para presidente do TRE-MT, realizada em 29 de abril.

 

A Corte Eleitoral de Mato Grosso havia eleito o desembargador Marcos Machado como presidente e mantido a desembargadora Serly Marcondes como vice-presidente e corregedora regional eleitoral, mesmo ela sendo inelegível para recondução ao cargo. O TRE-MT argumentou ter autonomia para escolher seus dirigentes e alegou que a ascensão automática da vice à presidência causaria instabilidade institucional.

 

Autonomia não é soberania. Ninguém tem, nem o Tribunal Superior Eleitoral tem”, rechaçou Cármen Lúcia.

 

“Eu acho realmente um contorno pouco razoável para alguém que passou para uma faculdade de Direito afirmar que a Constituição, a Loman, as resoluções do TSE e os regimentos dos tribunais, ao falarem em eleição e sendo naquele caso mera recondução, poderia contornar tudo aquilo que é vedado no espírito e na finalidade das normas (…) Então se muda o rótulo e com isso muda a interpretação, a finalidade, a razão de ser da norma? Como se alguém pudesse inteligentemente aceitar isso?”, afirmou. 

 

“É preciso tomar cuidado para que a gente saiba que Constituição é para ser cumprida, lei é para ser cumprida e resolução/regimento é para ser cumprido. Cada um tem sua autonomia, segundo regras”, finalizou ministra.

 

Em tempo: O TRE-MT marcou para a próxima terça-feira (13) a eleição para escolher o novo presidente da Corte. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dr. Kalil: Veja quais são os principais sintomas de tumores cerebrais

Os tumores cerebrais podem se manifestar de diversas formas, apresentando tanto sintomas globais quanto localizados,…

PM prende homem em flagrante por ameaça contra a ex-esposa

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam um homem, de 58 anos, por ameaça motivado por…

Em crise, Santos encara o Ceará em casa alternativa na capital

Para fechar a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos tem duelo crucial para sua…