Search
Close this search box.

MidiaNews | 16.886 quilômetros

16.886 quilômetros, essa é a distância entre a nascente do Rio Ailã no estado de Roraima até o Arroio Chuí no Rio Grande do Sul, e correspondem à área de fronteira do Brasil. Ao todo, essa faixa, que pode chegar a até 150 km, separa o Brasil de nada mais nada menos do que 10 países passando pela Argentina até o Suriname. São morros, rios, lagos e até mesmo cidades que segregam a lei, o patrimônio e os cidadãos brasileiros.

 

Essa regularização é fundamental para o país, e para os brasileiros, afinal traz segurança jurídica para o campo e para a cidade

São 3 arcos, o norte que engloba os estados do Amapá, Pará, Amazonas e Acre; o central composto por Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e por último o arco sul com os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos somam 588 municípios do Brasil. Criada em 1979, a faixa de fronteira passou por correções legislativas na Constituição Federal de 1988, 2015 e 2019, sendo a mais importante delas trazida pela Lei 13.718 de 2015.

 

De autoria do Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, a lei de 2015 trata da regularização fundiária das terras na faixa de fronteira, e dá um prazo de 10 anos para a regularização, prazo esse que em 2019 seria prorrogado até outubro de 2015.

 

Essa regularização é fundamental para o país, e para os brasileiros, afinal traz segurança jurídica para o campo e para a cidade, já que grande parte dos problemas ligados à segurança pública do Brasil passam pela fronteira. Como não falar aqui do tráfico de drogas e de armas, do garimpo ilegal e do trânsito de mercadorias vindas da China? Por isso é fundamental a regularização, dar direitos e obrigações para a população dessas regiões e dividir as responsabilidades.

 

E é claro que em quase 17 mil quilômetros de distância tem muita coisa errada, mas também tem muita coisa que serve de modelo para o país.

 

Olhem o exemplo de Vila Bela da Santíssima Trindade. Criada pelos portugueses em 1752, o objetivo inicial era o de não perder o território para os espanhóis, e ali nascia a 1ª capital da Capitania de Mato Grosso. Hoje, passados 273 anos, Vila Bela vive da pecuária de corte e leite, e tem um futuro enorme na produção de grãos graças a suas terras extremamente férteis.

 

Prover a regularização fundiária é dever do Estado brasileiro, ainda mais em uma região onde a grande maioria das terras pertenciam ao estado, e em alguns casos, a origem dessa titulação remete às capitanias hereditárias. Através da regularização, o governo federal juntamente com os estados poderá otimizar políticas públicas que garantam o bem estar da população como saúde, educação e segurança pública, por que não dizer segurança nacional.

 

São milhares e milhares de famílias que vivem reféns do medo e da ameaça do tráfico. Mas também são milhões e milhões de hectares de terras que poderiam estar produzindo, gerando renda e ainda garantindo a ocupação do território e promovendo a segurança. Mas é preciso intensificar as ações. A Lei 13.718 de 2015 foi prorrogada em 2019, e o prazo vence em outubro de 2025. Por que prorrogar o prazo de adequação em uma reunião do Brasil onde a ocupação se deu a mais de 200 anos? Seria desinteresse da população fronteiriça ou falta de vontade do governo?

 

Hoje a tecnologia disponível é uma aliada para a ratificação das terras de fronteira. Os cartórios são informatizados e até interligados. Mas e a base cartográfica? Se hoje alguns serviços públicos ainda deixam a desejar, imaginem naquela época onde todos eram amigos do rei.

 

Temos que ratificar os proprietários da fronteira, e certamente a culpa não é de quem está lá cuidando das divisas do Brasil com enxadas, e sonhando todos os dias com dias melhores.

 

Luciano Vacari é gestor de agronegócios e CEO da NeoAgro Consultoria.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Marcha Atlética: Caio Bonfim e Viviane Lyra ficam com a prata, na Polônia

Os brasileiros Caio Bonfim e Viviane Lyra garantiram lugar no pódio na prova de 20…

Polícia Civil prende casal em flagrante por roubo em VG

Uma investigação realizada pela Polícia Civil culminou na prisão de um casal suspeito de roubo…

Homem é preso por planejar atentado a bomba no show da Lady Gaga

Um homem foi preso e um adolescente apreendido por planejarem um ataque a bomba durante…