Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Kalil e convidados falam sobre avanços no tratamento do câncer

Kalil e convidados falam sobre avanços no tratamento do câncer

Atualmente, o câncer é uma das doenças que mais crescem no mundo: são cerca de 20 milhões de novos casos de câncer por ano. A expectativa, segundo especialistas, é que a incidência aumente ainda mais, chegando a 30 milhões de casos anuais.

Quem fala sobre o assunto é o dr. Paulo Hoff, diretor da Divisão de Oncologia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp). Ele é um dos entrevistados do Dr. Roberto Kalil no “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” deste sábado (17), ao lado da Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, diretora de Corpo Clínico no Icesp. A entrevista foi gravada nos corredores do instituto.

Na conversa, Kalil e os convidados falam sobre câncer, incidência e avanços na ciência a respeito de tratamentos e prevenção.

Estimativas mostram que entre 30% e 50% dos casos de câncer no mundo poderiam ser evitados. “Sabemos que 10% dos casos de câncer estão associados a uma herança hereditária. Nos outros 20%, a hereditariedade é importante, mas não é decisiva”, afirma Hoff.

Segundo o especialista, fatores externos também influenciam no risco de câncer, como a exposição ao sol e o tabagismo. “Outro ponto importante a ser discutido com a população é a obesidade, porque ela provoca um estado inflamatório no organismo e modifica o metabolismo de hormônios”, explica.

Embora os cânceres mais comuns sejam o de pele, o de mama e o de próstata, o que tem preocupado muito os especialistas é o câncer colorretal.

“No mundo inteiro, é crescente a incidência de câncer colorretal. É um problema porque a prevenção existe, mas ela não é feita pela população como um todo”, afirma Hoff. Segundo o oncologista, a colonoscopia é o principal exame preventivo. “O problema é que se hoje nós fôssemos fazer colonoscopia em todos os brasileiros acima de 45 anos, nós não teríamos nem médicos, nem equipamentos, nem estrutura para fazer isso”, afirma.

Por outro lado, o exame de sangue oculto nas fezes, quando feito anualmente, pode ser uma boa alternativa para a detecção precoce do câncer colorretal. “Se o indivíduo fizer o teste de sangue oculto nas fezes anualmente, que é um teste barato, simples e fácil de fazer, você já reduz a mortalidade do câncer colorretal em 30%. E isso é factível para a população”, afirma.

Além dos exames regulares, há uma série de medidas simples que podem ser tomadas para prevenir o surgimento de câncer. No caso do câncer de colo de útero, por exemplo, a vacina contra o HPV é a principal delas.

“A vacina do HPV muda a história do câncer de colo de útero. O objetivo é transformar esse câncer em um câncer raro e, hoje, no Brasil, ele é a segunda ou terceira maior causa de morte por câncer, nas mulheres”, afirma Pilar. A especialista frisa que o imunizante reduz o risco não apenas do câncer de colo de útero, mas também do câncer de canal anal, câncer de orofaringe e câncer de pênis, por exemplo.

“A melhor idade para vacinar são as crianças muito jovens, entre 9 e 14 anos, tanto meninas como meninos. Porque os meninos podem ter câncer de canal anal, de pênis, de orofaringe. E, além disso, eles são portadores do vírus, e podem ajudar nessa transmissão do vírus para elas”, orienta.

Ainda assim, para quem tem o diagnóstico de câncer, os tratamentos avançaram muito e podem ser combinados, garantindo resultados muito melhores, segundo os especialistas. Por isso, é importante não ter medo do diagnóstico e procurar ajuda o quanto antes.

“O tratamento oncológico é difícil, ele demanda do paciente, dos familiares e é longo. Então, é importante que o paciente esteja engajado”, finaliza Hoff, reforçando a necessidade de cuidar, também, da saúde mental.

O “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 17 de maio, às 19h30, na CNN Brasil.

Câncer colorretal só acontece em idosos? Desvende 4 mitos sobre a doença

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Primeira-dama de Cuiabá consegue novo espaço para crianças

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, conseguiu um novo espaço temporário para o atendimento de…

Médica é presa por uso irregular de Mounjaro no Paraná

Uma médica foi presa nesta quinta-feira (15), em Maringá, no Paraná, após denúncias de pacientes…

“Praticamente definido”, diz Juarez sobre ida ao Republicanos

O deputado federal Juarez Costa (MDB) afirmou que está “praticamente definida” a sua filiação no…