Está definido o grid de largada para o Grande Prêmio do Japão de F1. O holandês Max Verstappen sai na frente na corrida deste domingo (6/4) após conquistar a pole no treino de classificação disputado neste sábado (5/4), no circuito de Suzuka. É a primeira vez que o tetra campeão largará na ponta após 16 corridas de jejum.
O brasileiro Gabriel Bortoleto largará em 17º. Mesmo no fundo do pelotão, ainda é um bom resultado, levando em consideração o desempenho do carro da Sauber.


Max Verstappen ficou com a pole no Japão.
Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Bortoleto é o 17º.
Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Leia também
-
Esportes
Grama pega fogo durante classificação do GP do Japão de Fórmula 1
-
Esportes
Piloto da Fórmula 1 bate carro a quase 300 km/h no Japão. Assista
-
Esportes
Ex-piloto da Fórmula 1 atribui demissão a desempenho do carro. Entenda
Após a polêmica envolvendo a troca de assentos na Red Bull entre Yuki Tsunoda e Liam Lawson, o dono da casa terminou atrás do neozelandês no treino de classificação.
Q1
Oscar Piastri foi o autor do melhor tempo na primeira sessão. O australiano da McLaren fez 1:27:787, desbancando George Russell (Mercedes) e Lando Norris (McLaren).
Na primeira sessão de classificação, a surpresa ficou por conta de Lance Stroll. O canadense ficou em último lugar com sua Aston Martin. Jack Doohan (Alpine), Esteban Ocon (Haas), Nico Hulkenberg (Sauber) e Gabriel Bortoleto (Sauber) ficaram pelo caminho e não conseguiram tempo para avançar ao Q2. Os carros da Sauber, no entanto, conseguiram posições, mais uma vez, acima do esperado.
Q2
Um pequeno foco de incêndio paralisou a classificação no Japão. Foi identificado fogo na grama do circuito de Suzuka, provocando bandeira vermelha. Quando a prova foi retomada, Norris foi quem ficou na frente, com 1:27:146. Russell ficou logo atrás, com Max Verstappen em seguida, dando mostras de que brigaria pela pole.
Foram eliminados Pierre Gasly (Alpine), Carlos Sainz (Wlliams), Fernando Alonso (Aston Martin), Liam Lawson (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull). O destaque da segunda sessão foi a disputa por posição entre Tsunoda e Lawson. Os dois pilotos estiveram em polêmica por conta da troca de assentos na Red Bull. A mudança, no entanto, parece ter sido melhor para o australiano, que terminou na frente do japonês.
Q3
As McLaren lideraram quase toda a terceira sessão. Oscar Piastri estava fazendo o melhor tempo. No entanto, nos últimos momentos, Max Verstappen conquistou a pole position do GP do Japão com 1:26:983, conquistando a 1ª posição para a corrida deste domingo (6/4).
Verstappen não largava na frente do grid desde Áustria 2024. Na ocasião, no entanto, acabou batendo em Norris, abrindo lugar para Russell conquistar a vitória. Foram 16 corridas sem o holandês alcançar a pole com a Red Bull.
Confira o grid de largada para o GP do Japão de Fórmula 1:
- Verstappen (Red Bull)
- Norris (McLaren)
- Piastri (McLaren)
- Leclerc (Ferrari)
- Russell (Mercedes)
- Antonelli (Mercedes)
- Hadjar (Racing Bulls)
- Hamilton (Ferrari)
- Albon (Williams)
- Bearman (Haas)
- Gasly (Alpine)
- Sainz (Williams)
- Alonso (Aston Martin)
- Lawson (Racing Bulls)
- Tsunoda (Red Bull)
- Hulkenberg (Sauber)
- Bortoleto (Sauber)
- Ocon (Haas)
- Doohan (Alpine)
- Stroll (Aston Martin)
A corrida do Grande Prêmio do Japão acontece neste domingo (6/4), no circuito de Suzuka. O evento está marcado para às 2h (horário de Brasília).