O circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, receberá, neste domingo (18/5) mais uma edição do Grande Prêmio da Emília-Romagna de Fórmula 1. Historicamente casa da Ferrari, a pista também é familiar para o tetracampeão Max Verstappen.
A sétima corrida da temporada tem início às 10h (horário de Brasília), com transmissão da TV Band.
Leia também
-
Esportes
F1: rivalidade entre Verstappen e McLaren ganha novo capítulo em Miami
-
Esportes
Verstappen anuncia nascimento de Lily, primeira filha com Kelly Piquet
-
Esportes
Em Ímola, Piastri pode alcançar recorde de Senna na F1. Entenda
Desde que Ímola passou a receber o Grande Prêmio da Emília-Romagna, em 2020, Verstappen venceu as três últimas edições do evento (2024, 2022 e 2021). Vale lembrar que, em 2023, não houve corrida por conta das enchentes que atingiram o norte da Itália.
A corrida colocará, mais uma vez, Max Verstappen contra a dupla da McLaren. Oscar Piastri lidera a competição, enquanto Lando Norris é o 2º colocado. O holandês ocupa a 3ª posição no mundial de pilotos.


Oscar Piastri é o atual líder do mundial de Fórmula 1.
Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Lando Norris ocupa a vice-liderança.
Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images
Max Verstappen busca pilotos da McLaren na liderança do campeonato.
Alex Pantling/Getty Images
Leia também
-
Esportes
F1: rivalidade entre Verstappen e McLaren ganha novo capítulo em Miami
-
Esportes
Verstappen anuncia nascimento de Lily, primeira filha com Kelly Piquet
-
Esportes
Em Ímola, Piastri pode alcançar recorde de Senna na F1. Entenda
O neerlandês está na terceira posição do campeonato de pilotos, com 32 pontos de distância para o primeiro colocado, Piastri, e há 16 pontos de diferença para o vice-líder, Norris.
Para a corrida deste domingo, Verstappen largará atrás de Piastri, que é pole, e à frente de Norris, que larga na quarta posição. George Russel, na segunda posição, completa as duas primeiras fileiras da largada.
Emilia Romagna ou San Marino?
Até 2006, o autódromo recebeu o GP de San Marino. Isso porque, o pequeno país europeu nada mais é do que um enclave dentro da Itália, e o circuito mais próximo é o de Ímola.
No entanto, após o período sem corridas da Fórmula 1 no local e com a necessidade de incluir novos eventos ao calendário, afetado pela Covid-19, a pista retornou ao circuito, dessa vez, recebendo o GP da Emília Romagna, região em que a cidade está localizada.
O GP contará com a presença de um piloto da região. Andrea Kimi Antonelli, jovem de 18 anos da Mercedes, é nascido em Bolonha, cidade localizada na Emília Romagna.
Local do acidente que tirou a vida de Senna
Os brasileiros devem se recordar do circuito de Ímola. Foi lá que o tricampeão Ayrton Senna, a bordo da Williams, morreu em um acidente no ano de 1994, durante um fim de semana trágico. No dia anterior, o austríaco Roland Ratzenberger também faleceu.
Desde 1997, há um memorial em homenagem a Senna próximo ao autódromo Enzo e Dino Ferrari. No local, há uma estátua em tamanho real do piloto brasileiro, que costuma reunir milhares de fãs de automobilismo durante os períodos de corrida e na data de falecimento de Ayrton.