Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • É verdade que mulheres precisam dormir mais que os homens? Entenda

É verdade que mulheres precisam dormir mais que os homens? Entenda

Uma boa noite de dono é fundamental para a nossa saúde e embora todos precisem de uma quantidade adequada de descanso, pesquisas indicam que as mulheres necessitam de mais tempo de sono do que homens – de 10 a 30 minutos a mais.

E isso acontece por diversos fatores. Estudos realizados por instituições como a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, apontam que o mulheres normalmente executam mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seu cérebro tende a trabalhar de maneira mais complexa ao longo do dia, exigindo um descanso maior para a sua recuperação.

Além da sobrecarga mental, oscilações hormonais, como as variações nos níveis de estrogênio e progesterona ao longo do ciclo menstrual, também influenciam a qualidade e a duração do sono das mulheres.

Embora pareça pouco essa quantidade a mais de sono que as mulheres precisam, a privação pode trazer impactos significativos à saúde, como o risco de depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares e obesidade.

Mulheres também são mais propensas a problemas de sono

Aliado a isso, as mulheres ainda têm 40% mais chances de sofrer de insônia, segundo relatório da Sociedade para a Pesquisa em Saúde da Mulher. Isso acontece devido a fatores como flutuações hormonais durante o ciclo menstrual, gravidez, pré-menopausa e menopausa.

“As mulheres têm ciclo menstrual, TPM, pode ter cólica menstrual, pode ter uma gestação e, certamente, ela vai entrar na menopausa em algum momento. E cada uma dessas fases da vida, tem peculiaridades, tanto biológicas como psicossociais. Então, esse conjunto de situações faz com que as necessidades e os riscos de problemas de sono sejam diferentes entre os homens e as mulheres”, explica Helena Hachul, ginecologista e médica do Sono, membra da Academia Brasileira do Sono.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism apontou que mulheres com menos horas de sono também apresentam maior predisposição à inflamação e ao estresse, fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Apesar das diferenças entre os gêneros, a recomendação geral para um sono saudável varia entre sete e nove horas por noite. No entanto, especialistas destacam que a qualidade do sono é tão importante quanto sua duração.

Práticas como manter um horário regular para dormir, evitar telas antes de se deitar e criar um ambiente propício ao descanso podem ajudar a melhorar a recuperação do organismo durante a noite. Mas não é só isso!

“É importante ter uma boa rotina durante o dia e a noite. Fazer exercício físico, ter horário fixo para comer e fazer suas atividades, não exagerar no trabalho e ficar deitado demais ajudam na hora de dormir. Pessoas que ficam muito tempo deitado na cama ou se fica tirando vários cochilos, perde a pressão para o sono. Não comer muito também antes de dormir e não consumir cafeína à noite ajuda a ter uma boa noite de sono”, acrescenta Hachul.

Técnica militar para dormir rápido: o que é e como funciona

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Prevenção Começa na Escola impacta 700 estudantes em Juara

Cerca de 700 estudantes da rede de ensino do município de Juara (673 km de…

No DF, indígenas do Xingu pedem apoio para plantar arroz

O arroz se tornou a base da alimentação dos indígenas da Terra Indígena Capoto Jarina,…

Defesa: procurador atirou em morador após ter carro danificado

Em depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na tarde desta quinta-feira (10),…