Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Correios atrasam entrega de passaportes e causam transtornos

Correios atrasam entrega de passaportes e causam transtornos

A entrega de passaportes por parte dos Correios em Cuiabá tem sofrido atraso desde o início de maio, causando transtornos e até prejuízos para quem está com viagem internacional marcada. É a empresa estatal quem entrega os passaportes após o visto das embaixadas.

 

Ficamos quase três semanas sem entregas significativas

Um dos casos de atraso e comprometimento com viagens é o de um cliente de Adaiane Paião, coordenadora da Pontual Vistos, que é uma assessoria especializada na obtenção de passaportes em Cuiabá

 

Segundo ela, a demora já afetou diversos solicitantes e tem gerado preocupação entre os que estão com viagens agendadas para o fim do mês. Um dos casos de maior impacto é o de um morador de Cuiabá que perdeu o voo para a China na última semana.

  

“O passaporte dele não era para visto americano, era um visto chinês. O documento saiu de Brasília no dia 29 de abril, com previsão de entrega em Cuiabá no dia 2 de maio. Mas eu só recebi esse passaporte ontem, e a viagem dele era no dia 8 de maio”, explicou.

 

“Cheguei a acionar o Centro de Distribuição. Pedi para uma pessoa em Brasília ir até lá para tentar retirar o passaporte ou verificar se conseguiríamos fazer isso aqui em Cuiabá. Mas em nenhum dos dois locais foi possível realizar a retirada”, contou ela, destacando a falta de informações sobre o andamento das entregas.

 

Por meio de nota, os Correios afirmaram que os atrasos foram registrados após problemas na malha operacional ocasionados por reajustes contratuais com fornecedores estratégicos.

 

De acordo com Adaiane, o problema teve inicio após o feriado do Dia do Trabalhador (1º). A partir dessa data, a empresa passou a receber um número crescente de reclamações de clientes relatando a demora na entrega dos documentos.

 

Em viagens para alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, os passaportes precisam receber o visto. Após essa etapa, o documento costuma ser entregue em poucos dias, o que não tem ocorrido.

 

“As pessoas começaram a perceber que os passaportes não estavam chegando e passaram a ligar para o escritório. Notamos um aumento no volume de ligações e, ao consultar os códigos de rastreio, percebemos que algo estava errado. No começo ainda era tolerável, mas depois a situação se agravou. Ficamos quase três semanas sem entregas significativas”, relatou.

 

Além dos que já tiveram viagens comprometidas, há clientes que ainda aguardam, com ansiedade, a chegada dos documentos.

 

Posso perder a passagem e ainda ter que pagar mais caro

“Tenho um cliente com viagem marcada para os Estados Unidos no dia 30. O passaporte dele foi despachado pelo consulado no dia 2 de maio e, até hoje, não chegou aqui em Várzea Grande”, relatou.

 

Situação semelhante foi vivida pelo programador de sistemas Kanael Aquino, que mora na França e retornou ao Brasil para solicitar a mudança de categoria do visto. Ele agora aguarda o passaporte para concluir sua contratação por uma empresa estrangeira.

 

“Preciso que o passaporte chegue para que eu possa escanear o número do visto e enviá-lo para a empresa que vai me contratar. Caso não receba a tempo, isso vai atrasar todo o processo de contratação”, alertou.

 

Com passagens compradas para a França, Kanael teme a possibilidade de perder o voo de retorno à Europa.

 

“Paguei R$ 5 mil na passagem. Se o passaporte não chegar até o dia 26, vou perder o voo. Se eu tentar remarcar para o dia 30, o valor sobe para R$ 8 mil. Ou seja, posso perder a passagem e ainda ter que pagar mais caro”, relatou.

  

O que dizem os Correios

 

Ao MidiaNews, os Correios informaram que os atrasos foram registrados em razão de “desafios na malha operacional, em função de ajustes contratuais com fornecedores estratégicos”.

 

Por meio de nota, a estatal afirmou ainda que os atrasos foram observados em diversos estados e que a situação está em processo de normalização, com o aumento da capacidade de distribuição. A previsão é de que os serviços em Mato Grosso sejam retomados de forma regular na próxima semana.

 

“A estatal adotou rapidamente uma série de ações corretivas e contingenciais para garantir a regularização dos prazos e minimizar os impactos nas entregas. A expectativa é de plena normalização dos fluxos operacionais a partir da próxima semana, assegurando o nível de serviço que a população espera da empresa”, diz o comunicado.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rafael Cardoso mostra resultado de harmonização facial

Rafael Cardoso, 39, mostrou resultado de harmonização facial, ontem, durante participação ao vivo no Fofocalizando…

Cantor é liberado da prisão após Justiça conceder fiança milionária

O cantor Chris Brown, 36, foi liberado da prisão no Reino Unido nesta quarta (21),…

Polícia apura morte de jovem em academia no Rio

A Polícia Civil investiga se a falta de um desfibrilador portátil contribuiu para a morte…