Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Comercial com Bethânia dizendo que ‘nunca vai usar’ viraliza

Comercial com Bethânia dizendo que ‘nunca vai usar’ viraliza

Imagine ser convidada para estrelar uma “publi” na internet e, em vez de exaltar as qualidades, você anunciar em alto e bom som que “nunca vai usar” o produto. E, mesmo assim, ganhar um bom cachê por isso.

 

Foi o que aconteceu com a cantora Maria Bethânia, 78, que estrela com Sabrina Sato, 44, a campanha de um produto antifrizz para os cabelos. No vídeo, disponibilizado nas redes sociais da marca TRESemmé, o modo “sincerão” da cantora foi o que fez sucesso.

 

Na campanha, Sabrina fala sobre as vantagens da loção, cuja função é deixar os fios mais alinhados. Mas Bethânia, conhecida pelas madeixas volumosas e naturais, recusa aplicá-la em seus cabelos e dá respostas bem-humoradas.

 

“Não use esse produto se não quiser. Do produto, não duvido, mas não vou usar, não. Eu não quero”, diz a cantora, antes de receber das mãos da colega o produto. “Nunca vou provar”, emenda a artista, aos risos.

 

Em determinado momento, Sabrina pergunta a ela: “Como a gente vai gravar nossa campanha, então?”. E ouve a resposta de Bethânia: “Com a verdade. Você com a sua e eu com a minha”.

 

A estratégia da marca de mostrar um bate-papo sincero entre as duas deu resultado. Cada um dos três vídeos publicados tem mais de 65 mil curtidas e milhares de comentários de gente famosa e anônima exaltando a cantora e sua espontaneidade.

 

ESTRATÉGIA OUSADA

 

Segundo o especialista em marketing digital Ângelo Vieira Jr., da Lúmen Strategy, a campanha é um ótimo exemplo de como, às vezes, a estratégia mais potente é justamente a que “nada contra a corrente”.

 

“Quando uma empresa tem coragem de colocar uma figura como a Bethânia dizendo que não vai usar o produto, ela está, na verdade, ampliando o alcance simbólico da marca”, explica.

 

Na visão dele, a “anticampanha” legitima o produto, pois “a relevância está mais em provocar conversa do que em buscar consenso”. “E isso exige ousadia. Fez o barulho certo”, avalia o estrategista.

 

Na visão de Rafael Terra, escritor e especialista em marketing digital, campanhas como essa servem para quebrar um padrão já esperado —e por isso funcionam. “Aquilo que foge do comum gera curiosidade, e curiosidade é a mãe da atenção”, afirma.

 

“É isso o que faz uma campanha virar pauta, post, meme e cultura. Porque o motor das redes sociais não é a venda, é a conversa.”

 

Na opinião de Mariana Munis, professora de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o país está carente de maior autenticidade na comunicação e, por isso, a campanha com Bethânia e Sabrina foi tão acertada.

 

“Há o elemento surpresa de que ninguém imaginaria essas duas figuras icônicas se encontrando e batendo um papo sobre beleza”, avalia.

 

“Outra coisa que gostaria de exaltar é que a marca soube trabalhar fortemente em uma tendência: o envelhecimento da população”, lembra. “São duas mulheres acima de 40 anos que possuem características de autenticidade, falando sobre como seus cabelos são.”

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Não cumprimentei, não vi o Trump, na verdade”, diz Lula

Antes de embarcar de volta ao Brasil após a missa de funeral do papa Francisco,…

“Inadmissível tentar culpar a mãe”, diz secretário sobre acusação de suspeito

A secretária da Mulher da Prefeitura de Cuiabá, tenente-coronel Hadassa Suzannah, classificou como inadmissível a…

Veja todos campeões do Madrid Open na história

O Madrid Open, oficialmente conhecido como Mutua Madrid Open, é um dos torneios mais importantes…