Com árvores caídas, alagamentos e perda de móveis, a Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, registrou danos severos na estrutura após as fortes chuvas que atingiram a Capital na última terça-feira (8).
Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, a reitora Marluce Souza e Silva mostrou o impacto da tempestade. Segundo ela, a universidade perdeu móveis e teve salas e corredores alagados.
Verificar o que podemos fazer antes que a gente tenha novas chuvas
“Nós tivemos problemas de energia e temos laboratórios que precisam dela. Também temos os animais no CEMPA (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres), que precisam de cuidados, tem freezers de alimentação para esses animais, o restaurante universitário, sem contar as salas de aula”, enumerou.
Apesar dos danos já registrados, a reitoria afirmou que uma análise mais aprofundada está sendo realizada para calcular o prejuízo.
“Perdemos muitos móveis, equipamentos e estamos analisando os prejuízos e quais providências emergenciais devemos tomar”, afirmou.
De acordo com a reitora, após o forte temporal registrado no mês de dezembro de 2024, a Universidade havia iniciado os preparativos para a troca dos telhados dos prédios mais antigos. No entanto, foi surpreendida pela tempestade de terça.
“Já enfrentamos essa situação no final do ano, com as chuvas de dezembro e janeiro. Estávamos nos preparando para iniciar as reformas dos telhados dos prédios mais atingidos, mas essa chuva ainda veio e trouxe muitas dificuldades”, disse.
Ainda de acordo com Marluce, a universidade recebeu recursos para iniciar as obras de reparo, mas a verba ainda não foi depositada na conta da instituição para iniciar a reforma.
De acordo com a reitora, neste momento, há o temor de que novas chuvas possam impactar ainda mais a universidade e causar mais danos.
Veja o vídeo: