O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, afirmou que ocupações ilegais de terras são um dos principais meios encontrados por facções criminosas para se fortalecer.
Invadem, ocupam áreas e depois tentam vender, tentam realizar a exploração ilegal tanto de madeira quanto de minerais
Segundo ele,.uma das ações da Operação Tolerância Zero contra Facções Criminosas tem sido sufocar a prática dos criminosos.
“Existem vários crimes, várias modalidades de ações que as facções criminosas utilizam para se fortalecer. Uma delas são as ocupações ilegais de terras, que aqui em Mato Grosso foram sufocadas em toda parte pelo Estado”, afirmou.
Segundo o comandante, as organizações criminosas estão sempre modificando o modo de atuação e é responsabilidade da Segurança Pública combatê-las.
“Invadem, ocupam áreas e depois tentam vender, tentam realizar a exploração ilegal tanto de madeira quanto de minerais. São várias formas que as facções buscam para se inserir e se fortalecer. cabe a nós, da segurança, realizar os planejamentos necessários para combatê-las”, afirmou.
“Onde há possibilidade de cometer um crime, eles estão agindo. E cabe a nós observar essa migração para que possamos antecipar e agir da forma mais rápida”, acrescentou.
A operação
O programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas foi lançado em 25 de novembro de 2024, como parte de um pacote de medidas integradas que intensificaram as ações das forças de segurança no combate a todos os tipos de crimes, garantindo maior proteção e defesa ao cidadão de Mato Grosso.
Veja o vídeo: