O UFC 314, neste sábado (12/4), promete uma noite de grandes confrontos e momentos marcantes para os fãs de Artes Marciais Mistas (MMA). Um dos duelos mais esperados do evento será entre o brasileiro Jean Silva e o americano Bryce Mitchell, marcado não apenas pela rivalidade esportiva, mas também por uma forte tensão gerada fora do octógono.

Jean Silva enfrenta Bryce Mitchell
Mike Roach/Zuffa LLC
Patrício Pitbull também entra em ação
Bryce Mitchell x Jean Silva
Mike Roach/Zuffa LLC
Diego Lopes (de chapéu) enfrenta campeão
Jeff Bottari/Zuffa LLC
A noite contará também com o brasileiro Diego Lopes enfrentando Alexander Volkanovski valendo cinturão e mais lutadores do Brasil em ação (confira card abaixo).
Jean Silva e Bryce Mitchell se enfrentam na segunda luta do card principal. O brasileiro desafiou o americano após declarações polêmicas de Mitchell, que foram amplamente criticadas.
No dia 30 de janeiro, Mitchell lançou seu podcast Arkansanity (Insanidade de Arkansas, em tradução livre) e causou indignação ao fazer comentários positivos sobre Adolf Hitler, afirmando que “ele era um homem bom”, “que lutava pelo seu país” e sugerindo que gostaria de pescar com ele. Além disso, Mitchell propagou teorias conspiratórias envolvendo a comunidade judaica e a população LGBTQIA +.
A repercussão foi imediata. No dia seguinte, Dana White, presidente do UFC, se pronunciou duramente sobre o caso:
“Já ouvi muitas coisas ignorantes na minha vida, mas essa provavelmente foi a pior. Hitler foi responsável pela morte de seis milhões de judeus e tentou eliminar completamente uma raça. Qualquer um que tente argumentar o contrário é um idiota.”
Apesar da forte reação pública e das críticas de White, o lutador não sofreu punições formais da organização. O presidente do UFC reforçou que, no esporte, as polêmicas podem ser resolvidas dentro do octógono: “Essa é a beleza do nosso negócio. Para todos que odeiam Bryce Mitchell, espero que possam vê-lo apanhar na TV global”, declarou Dana White.
Luta é oficializada
Diante da controvérsia, Jean Silva, um dos principais nomes em ascensão no MMA brasileiro, aproveitou o momento para desafiar Mitchell. No dia 22 de fevereiro, após derrotar Melsik Baghdasaryan de forma brutal, Jean fez o desafio ainda no octógono:
“Tem um cara falando muita besteira, e se o Dana quiser que eu eduque ele, é só colocar o Bryce Mitchell aqui que eu faço isso”, disse Jean. Quatro dias depois, no dia 26 de fevereiro, o UFC confirmou a luta entre os dois para o UFC deste sábado.
Ao Metrópoles, o influenciador de MMA Laerte Viana destaca a inteligência estratégica de Jean ao escolher seu adversário:
“Jean está em ascensão e soube capitalizar a oportunidade. Ele escolheu um oponente que, apesar de tecnicamente competente e bem ranqueado, está com a imagem muito abalada. Isso gerou apoio global para o brasileiro, exceto entre os radicais que concordam com Mitchell. Jean conseguiu atrair atenção para si e se promover da melhor forma possível.”
Treta
No episódio mais acalorado da nova rivalidade, os dois se encontraram pessoalmente na coletiva do evento, em março, e trocaram farpas. Jean, sempre provocador, levou um globo terrestre para ironizar o fato de Mitchell ser um conhecido terraplanista.
A torcida americana ecoou o grito, demonstrando apoio ao brasileiro. Durante todo o evento, Mitchell evitou encarar Jean diretamente, desviando o olhar sempre que possível. Apenas na encarada oficial os dois trocaram olhares de forma mais intensa.
Poucos dias depois, em 17 de março, Bryce voltou a chamar atenção com um relato incomum. Nas redes sociais, afirmou estar sendo atacado por “legiões de demônios” desde a coletiva de imprensa.
“Preciso que todos os meus guerreiros cristãos orem por mim. Todas as noites desde o dia antes da coletiva de imprensa, tenho tido sonhos demoníacos. Legiões de demônios me atacam toda vez que eu durmo, e não consigo ter um sono tranquilo desde aquele dia”, revelou o americano.
Mitchell também acusou Jean de ser “possuído por forças malignas” e afirmou que “Satanás estava usando tentações para enfraquecê-lo antes da luta”. “Não estou apenas lutando contra um homem no dia 12 de abril, estou lutando contra um homem possuído por legiões de demônios”, afirmou.
Jean não deixou barato: “Bryce, duas coisas: isso não são demônios, é só você com medo de me encarar; e sobre as lindas mulheres, você tem um hormônio chamado testosterona, e provavelmente está com problemas com ela. Só esteja preparado para o dia 12 de abril, porque eu estarei”, respondeu o brasileiro.
E antes do combate deste sábado, Jean teve que vencer uma outra dura batalha: contra a balança. O brasileiro sofreu, mas conseguiu bater o peso e a tão esperada luta contra Mitchell foi confirmada.
Brasileiros no card principal
O UFC 314 contará com forte presença brasileira no card principal. Além de Jean Silva, Diego Lopes disputa o cinturão, enquanto Patrício Pitbull faz sua aguardada estreia no UFC. Carlos Prates também estava confirmado no evento, mas sua luta foi cancelada devido à lesão de seu oponente.
Confira as lutas e os cards do UFC 314:
Card principal – a partir de 23h (horário de Brasília)
Alexander Volkanovski x Diego Lopes
Michael Chandler x Paddy Pimblett
Yair Rodríguez x Patrício Pitbull
Bryce Mitchell x Jean Silva
Nikita Krylov x Dominick Reyes
Card preliminar – a partir de 19h (horário de Brasília)
Dan Ige x Sean Woodson
Yan Xiaonan x Virna Jandiroba
Jim Miller x Chase Hooper
Darren Elkins x Julian Erosa
Nora Cornolle x Hailey Cowan
Sedriques Dumas x Michal Oleksiejczuk
Su Mudaerji x Mitch Raposo
Tresean Gore x Marco Tulio