O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) defendeu que o seu partido lance candidatura própria para disputar a sucessão do Governo do Estado na eleição de 2026.
Eu defendo que o PL tem que ter o seu candidato próprio. O PL é um partido forte, tem que ter o candidato
A declaração foi dada nesta segunda-feira (5) após ele ser questionado se apoiava uma aliança entre o PL e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que já se colocou como pré-candidato a governador.
“Eu defendo que o PL tem que ter o seu candidato próprio. O PL é um partido forte, tem que ter o candidato. Agora, se o PL optar por uma aliança e isso for de comum acordo, uma convergência, aí tudo bem, não tem problema nenhum”, afirmou.
No final do ano passado Abilio havia acenado um apoio à candidatura de Pivetta ao dizer que ele era um “bom nome” para a disputa. À época ele chegou a falar que torcia pelo vice-governador, com quem mantém um relacionamento de amizade.
Questionado se pediria voto para Otaviano caso o republicano dispute o governo do Estado, Abílio afirmou que pedirá, pois já o fez em 2022 quando ele era o candidato a vice na chapa vitoriosa de Mendes.
No entanto, ao ser perguntado novamente a respeito desse apoio ao vice-governador, Abilio manteve uma postura mais neutra e disse que iria estar ao lado do que o PL decidir para o próximo ano.
“Gosto do Pivetta, sou amigo dele, mas antes disso tem um partido político que eu faço parte. Eu não posso sair desclassificando ou descategorizando o partido antes de fazer o partido ter sua viabilidade política”, disse.
Nome da direita
O prefeito ainda afirmou que o PL tem bons nomes para lançar como candidato ao Governo em 2026.
Porém, preferiu não responder sobre qual era seu favorito na disputa entre o empresário Odílio Balbinotti e o senador Wellington Fagundes (PL).
“Essa é uma pergunta que logo a gente resolve”, disse.
Veja vídeo: