Neste sábado (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Campo Verde, município localizado a 139 km de Cuiabá, para participar do lançamento do Programa Solo Vivo. O evento terá início às 10h (horário local) no Assentamento Santo Antônio da Fartura e deve reunir cerca de 3 mil pessoas, entre assentados, agricultores familiares, representantes do governo federal e movimentos do campo.
Além do lançamento do programa, que tem como objetivo recuperar solos degradados para aumentar a produtividade da agricultura familiar, Lula realizará a entrega de máquinas agrícolas, títulos de terra e outros equipamentos essenciais para fortalecer os assentamentos rurais de Mato Grosso.
Outro destaque da agenda será o anúncio sobre o andamento das obras de duplicação da BR-163, principal corredor logístico do agronegócio brasileiro, no trecho que corta o Mato Grosso. A Concessionária Nova Rota do Oeste recebeu apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 5,05 bilhões, destinados à duplicação de 444 km da rodovia e à execução de melhorias. O investimento total no projeto é de R$ 9 bilhões.
O Programa Solo Vivo, iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem Mato Grosso como estado-piloto e beneficiará, nesta fase inicial, 10 assentamentos, incluindo os localizados em municípios como Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
A visita contará também com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além de autoridades federais e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que participam do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais (Promaq), responsável pela entrega dos equipamentos.
A agenda de Lula foi remarcada após sua viagem ao Uruguai para prestar homenagens ao ex-presidente José “Pepe” Mujica, que faleceu recentemente aos 89 anos.