Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Vitamina D: como aumentar níveis de forma natural e segura

Vitamina D: como aumentar níveis de forma natural e segura

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela atua na saúde dos ossos, no sistema imunológico, no controle de inflamações e até na prevenção de doenças autoimunes.

Apesar disso, a deficiência de vitamina D é comum e atinge cerca de 15% dos adultos saudáveis no Brasil. A boa notícia é que é possível aumentar os níveis dessa vitamina de forma natural e segura.

 

Como obter vitamina D?

Essa vitamina é composta por cinco formas (D1, D2, D3, D4 e D5), sendo a D3 a mais importante para o corpo. Cerca de 80 a 90% da vitamina D3 é produzida através da exposição solar. O corpo produz a substância quando a pele entra em contato com os raios ultravioleta do tipo B (UVB), principalmente no início da manhã e no fim da tarde.

Especialistas recomendam, em média, de 5 a 30 minutos de exposição diária ao sol, sem protetor solar, com braços e pernas descobertos. Esse tempo varia de acordo com o tom da pele, local onde a pessoa vive e a estação do ano.

Pessoas de peles mais escuras e idosos, por exemplo, precisam de mais tempo ao sol para obter a mesma quantidade de vitamina D. Para esses grupos o recomendado é de 30 a 40 minutos de sol.

“Pessoas de pele mais escura estão mais propensas ao déficit de vitamina D, pois, a melanina absorve os raios ultravioleta antes que possam converter o 7-dehidrocolesterol em colecalciferol (vitamina D3). Os idosos também possuem menor capacidade produção e absorção de vitamina D. Também há doenças que podem interferir na absorção ou metabolismo dessa vitamina, tais como as doenças renais, hepáticas e intestinais disabsortivas”, explica Antônio Carlos do Nascimento, endocrinologista.

Por conta de o câncer de pele ser comum no Brasil, cabeça e pescoço sempre devem ser protegidos com protetor solar ou estarem cobertos com roupas com proteção UVA e UVB durante esse período de exposição ao sol.

“Essa exposição deve ser feita três vezes na semana, e se deve se evitar a vermelhidão da pele, já que isso já significa a lesão do sol”, acrescenta Sérgio Setsuo Maeda, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Dá para conseguir vitamina D pela alimentação?

Além do sol, outra maneira natural de aumentar os índices de vitamina D é através da alimentação, embora em menor escala.

Os alimentos ricos em vitamina D são:

  • Peixes gordurosos como salmão, atum e sardinha;
  • Gema de ovo;
  • Fígado;
  • Cogumelos.

O uso de suplementos só deve ser feito com orientação médica. O excesso da substância no organismo pode causar intoxicação, com sintomas como náuseas, fraqueza, confusão mental e aumento do cálcio no sangue, o que sobrecarrega os rins.

Vitamina D: suplementação é agora indicada para criança e adolescente

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Parque sedia terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross

O Parque Novo Mato Grosso será sede da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross,…

Um quarto dos adolescentes terão obesidade ou sobrepeso em 2030, diz estudo

Cerca de 464 milhões de adolescentes do mundo terão sobrepeso ou obesidade até 2030, de…

MS se prepara para vazio sanitário da soja; confira quando começa

Mato Grosso do Sul se prepara para o vazio sanitário da soja; o período em…