Search
Close this search box.
  • Home
  • Agronegocio
  • Gripe aviária faz 20 países suspenderem importação de frango do Brasil

Gripe aviária faz 20 países suspenderem importação de frango do Brasil

Após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em um matrizeiro comercial no Rio Grande do Sul, pelo menos 20 países suspenderam a importação de carne de frango brasileira. Entre eles estão grandes mercados como União Europeia, China, África do Sul e Argentina, que interromperam as compras de todo o território nacional. Já Reino Unido, Cuba e Bahrein adotaram restrições regionais, limitadas ao estado gaúcho.

Até o momento, MT segue sem registro confirmado de gripe aviária. (Foto: Reprodução)

Apesar das suspensões, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acredita que os focos não devem afetar os preços do produto no mercado interno. Segundo ele, o impacto deve ser temporário e a expectativa é de retomada gradual das exportações.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Em 2024, o país embarcou mais de 5 milhões de toneladas para mais de 150 países, gerando cerca de US$ 10 bilhões em receita (aproximadamente R$ 56 bilhões). Os principais destinos são China, União Europeia, África do Sul e México.

Atualmente, 70% da produção de frango é destinada ao mercado interno. As exportações se concentram majoritariamente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos respondem por quase 80% dos embarques.

Primeiro caso no Brasil

O primeiro caso de gripe aviária foi informado na última sexta-feira (16), pelo ministro Carlos Fávaro, durante uma entrevista ao telejornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, em Cuiabá. Na ocasião ele explicou que se tratava de um plantel em uma granja comercial. No entanto, as medidas sanitárias de segurança já estavam sendo tomadas.

Embora, os importadores tenham fechado as portas para a carne de frango brasileira, o ministro destacou que a população não precisa se preocupar porque não há risco em consumir a carne frango produzida em outras granjas do país.

Suspeita em Mato Grosso

Nesta segunda-feira (19) foi noticiada a investigação de um possível caso de gripe aviária no município de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá. Entretanto, ainda a segunda-feira, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) informou que o exame laboratorial teve resultado negativo para doença.

Dessa forma, Mato Grosso continua sem registro de casos de gripe aviária.

  1. Suspeita de gripe aviária em MT é descartada, diz Indea

  2. O que é gripe aviária e o que muda com o primeiro caso no Brasil? Entenda

  3. Mapa descarta metade dos casos de gripe aviária após investigação

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Presidente do TCE-MT lança Prêmio BIS 2025 com foco em sustentabilidade organizacional

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, lançou o…

Eduardo Costa faz transplante capilar; entenda como funciona

O cantor Eduardo Costa, 46, falou recentemente sobre o implante capilar ao qual foi submetido…

Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, disse aos deputados…