A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, inicialmente marcada para este sábado (17), foi adiada. A decisão foi tomada após ida de Lula ao velório do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que faleceu essa semana, aos 89 anos.
Lula desembarcou nesta quinta-feira (15) em Montevidéu, capital do Uruguai, para prestar homenagens ao líder latino-americano.
O presidente estava em Brasília desde a madrugada de quinta-feira, após uma série de compromissos internacionais na China e na Rússia.
No entanto, fez questão de reorganizar sua agenda para comparecer ao velório do amigo e ex-presidente uruguaio. Lula viajou acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de uma comitiva composta por ministros e parlamentares aliados.
Apesar do adiamento, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro reforçou o compromisso do presidente com a visita a Campo Verde.
“Lula tomou a decisão de ir prestar suas homenagens e despedir do companheiro. Então, pediu que todos nós de Mato Grosso adiássemos o lançamento do programa Solo Vivo, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde no próximo sábado. Esse adiamento para eles é para a próxima semana, a gente vai escolher o melhor dia”, diz o ministro em vídeo. Veja:
O presidente visitará a cidade e terá como foco temas como agricultura familiar, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Será a primeira vez, desde o início do atual mandato, que Lula visita oficialmente Campo Verde.
A nova data para o compromisso em Mato Grosso será divulgada em breve pelo Palácio do Planalto, e a organização do evento continuará sob responsabilidade da Presidência da República, com o apoio da Polícia Federal, Exército e Governo do Estado.
-
Lula visita Campo Verde com Fávaro para agenda voltada ao agronegócio