A CNN recebeu na tarde desta quarta-feira (14) um grupo de profissionais de comunicação como parte da 1ª edição da Jornada Galápagos de Jornalismo de Saúde 2025, programa da startup de mídia Galápagos Newsmaking com o objetivo de capacitar jornalistas do país com foco no melhor uso de plataformas digitais.
O evento teve a participação de 35 jornalistas, representando 24 diferentes veículos de comunicação, de 11 estados. Após uma visita aos estúdios e redações da CNN, o grupo foi recebido pelo vice-presidente de Jornalismo, Conteúdo e Operações da CNN Brasil, Virgilio Abranches.
“Contribuir com outros jornalistas é uma via de mão dupla, pois também podemos entender outros pontos de vista”, disse Abranches, durante o encontro. “É uma experiência que vale a pena.”
O executivo apresentou a estratégia de conteúdo da CNN, que busca um equilíbrio entre sobriedade e um formato dinâmico, e explicou como a emissora atua nas mais diversas plataformas, tanto na TV como no ambiente digital.
O vice-presidente da CNN também citou a inteligência artificial como um dos principais temas de discussão na empresa no momento e destacou a importância do uso responsável e com parcimônia da ferramenta nos conteúdos produzidos.
Cobertura responsável de saúde
Especialista em saúde, a jornalista Carolina Marcelino, repórter e produtora de conteúdo do programa Sinais Vitais, apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil, também falou sobre a importância de fazer um jornalismo responsável em um momento em que as fake news podem provocar grandes danos à sociedade.
“Nós, jornalistas, temos uma grande responsabilidade, pois a informação correta e a credibilidade são o que fazem a diferença no momento de evitar mortes que, sem a disseminação de fake news ou dados incorretos, poderiam ser evitáveis”, pontuou.
Carolina respondeu a uma série de perguntas dos jornalistas sobre suas experiências na cobertura de saúde e compartilhou experiências e dicas para os profissionais que atuam na área.
Jornadas Galápagos
Além da CNN, a 1ª edição da Jornada Galápagos de Jornalismo de Saúde 2025 conta com encontros em instituições como a farmacêutica Bayer, o Google e o Hospital Israelita Albert Einstein, todos em São Paulo (SP).
“Nossa intenção é impulsionar a atualização profissional dos participantes através de vivências enriquecedoras e em empresas de comunicação reconhecidamente responsáveis”, destaca a publisher e empreendora Alecsandra Zapparoli, da Galápagos Newsmaking.
Outra iniciativa da startup, a Jornada Galápagos de Jornalismo, está com processo seletivo em andamento. Gratuito, o projeto tem patrocínio de companhias e fundações de diversos setores em um esforço voltado para fortalecer o jornalismo e fomentar a produção de conteúdo diverso, legítimo e fidedigno.
Veja os cursos de Medicina que tiveram nota máxima em avaliação do MEC