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Várzea Grande retira 10 pontos de radares e economiza R$ 158 mil

A Prefeitura de Várzea Grande inicia nesta terça-feira (13) o desligamento de 10 pontos de radares fixos de velocidade em vias públicas da cidade.

 

A ação resultará na remoção gradativa de 36 equipamentos de fiscalização eletrônica — sendo 20 localizados em trechos de ida e volta e outros 16 em vias transversais.

 

Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, sob a gestão do secretário Lucas Ribeiro Ductievicz, a medida trará uma economia mensal de R$ 158,2 mil aos cofres públicos.

 

Os pontos que estão sendo desativados já cumpriram sua função educativa e punitiva ao longo dos últimos dois anos, e a medida está em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os equipamentos serão devolvidos à empresa responsável.

 

Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a ação visa uma estratégia mais ampla de modernização e diversificação dos mecanismos de fiscalização e controle de tráfego, visando maior efetividade nas ações de prevenção de acidentes e promoção da mobilidade segura. 

 

“Nossa ação também é pelo clamor popular. Andando por Várzea Grande, como sempre faço, escuto muitos pedidos para essa retirada. Vamos fazer aos poucos de forma cronológica, segura e estratégica”, conta Moretti.

 

Segundo a Coordenadoria de Mobilidade Urbana, os condutores que utilizam essas vias diariamente demonstraram, por meio de comportamento adequado no trânsito e baixa taxa de infrações, que estão devidamente educados.

 

“De acordo com o CTB, é permitida a retirada dos equipamentos após o cumprimento do período educativo e também o remanejamento para vias que apresentem maior índice de acidentes. Com a mudança, o Município continuará com 21 pontos de fiscalização eletrônica ativos, reafirmando que é possível ter um trânsito seguro sem depender exclusivamente de radares”, pontua o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda.

 

Justificativa

 

Cidomar destaca ainda que a retirada dos radares integra uma estratégia de modernização da política de trânsito da cidade.

 

“Nosso objetivo é garantir segurança com medidas mais eficientes e educativas. A fiscalização eletrônica é uma ferramenta importante, mas não deve ser a única. Vamos investir em sinalização, educação e ações de engenharia de tráfego para promover uma mobilidade urbana mais segura para todos”, afirma.

 

A ação prioriza soluções de engenharia e educação no trânsito. O Município continuará monitorando os indicadores de acidentes e poderá fazer novas intervenções conforme a necessidade. A decisão técnica levou em consideração diversos fatores, como o baixo índice de ocorrências de trânsito nos locais onde os radares estavam instalados, o volume de tráfego, a efetividade dos equipamentos e a adequação às diretrizes de mobilidade urbana e segurança viária. Segundo a gestão municipal, a medida visa tornar o trânsito mais eficiente e seguro, sem comprometer o controle e a fiscalização.

 

“Na Avenida Doutor Paraná, por exemplo, teve uma redução de 62,5% nas infrações de trânsito de 2023 a 2024”, pontua Cidomar.

 

A estimativa é que, em até 30 dias, toda a primeira etapa de readequação da sinalização viária nas avenidas esteja concluída. No segundo semestre, o foco das ações será nos bairros, especialmente nas regiões com maior número de registros de sinistros.

 

Mais sinalização e educação no trânsito 

 

 

Como contrapartida à retirada dos radares, a prefeitura está implantando nova sinalização viária em diversas vias estratégicas da cidade, reforçando a educação no trânsito e promovendo a conscientização dos motoristas quanto aos limites de velocidade. As ações já foram concluídas no Eixo Central e estão em fase de finalização nas avenidas Filinto Müller, Alzira Santos, Miguel Sutil, Prefeito Murilo Domingos (31 de Março) e Couto Magalhães, todas com grande fluxo diário de veículos.

 

A nova sinalização inclui placas verticais com limites de velocidade adequados ao perfil das vias:

 

– 40 km/h em áreas com alta circulação de pedestres e veículos

 

– 50 km/h em vias principais

 

– 60 km/h em trechos de menor fluxo.

 

Além disso, sinalizações horizontais com material termoplástico estão sendo aplicadas, garantindo maior visibilidade e durabilidade, inclusive em condições climáticas adversas. Também está sendo ampliado o número de faixas de pedestres, com foco especial em vias como a Avenida da FEB, João Ponce de Arruda e Mário Andreazza.

 

Confira os pontos os quais os radares serão retirados:

 

Avenida Presidente Arthur Bernardes – bairro Ipase (40km/h)

 

Avenida Doutor Paraná – loteamento Dom Orlando Chaves (60km/h)

 

Avenida Arnaldo do Mapim, antiga DNER – bairro Mapim (60km/h)

 

Alameda Júlio Muller – bairro Alameda (60 km/h)

 

Avenida Vereador Jorge Witzak com Avenida Gonçalo Botelho de Campos – bairro Cristo Rei (50km/h)

 

Avenida Prefeito Murilo Domingos – Cohab Cristo Rei (60km/h)

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