Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Câmara de Alta Floresta aprova projeto que institui “Momento Cívico” nas escolas municipais

Câmara de Alta Floresta aprova projeto que institui “Momento Cívico” nas escolas municipais

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 007/2025, de autoria do vereador Darli Luciano da Silva, que institui o chamado “Momento Cívico” nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta foi aprovada em plenário e segue agora para sanção do prefeito Valdemar Gamba.

O projeto tem como objetivo resgatar e fortalecer valores como civismo, patriotismo, disciplina e cidadania entre os estudantes, por meio da realização de atividades semanais nas unidades escolares. Entre as ações previstas estão o hasteamento da bandeira nacional, execução dos hinos nacional, estadual e municipal, além de palestras educativas e demonstrações práticas de segurança e primeiros socorros, com apoio de representantes das forças de segurança pública.

Durante a votação, o autor da proposta destacou que o objetivo é retomar práticas que já existiram em décadas anteriores, com foco na formação social e moral dos estudantes. “Acho que não é a intenção aqui politizar nada, mas simplesmente instituir o que já havia no passado, que é esse momento cívico”, afirmou Luciano Silva.

O texto aprovado incorporou uma emenda do vereador Nilson, que amplia a participação de agentes da segurança pública — como policiais militares e civis, bombeiros e guardas municipais — nas atividades desenvolvidas nas escolas, reforçando o caráter educativo da medida.

Luciano ressaltou ainda que o projeto vai além dos símbolos nacionais, promovendo valores como o respeito à família, às leis e à convivência social harmoniosa, além de estimular o sentimento de pertencimento e solidariedade entre os alunos.

“Queremos proporcionar ações educativas que incentivem o exercício da cidadania e o fortalecimento da unidade nacional. Que possamos voltar a ter isso nas escolas, e que nossas crianças cresçam valorizando os símbolos do nosso país”, concluiu o parlamentar.

Com a aprovação no Legislativo, o projeto aguarda a sanção do Executivo Municipal para entrar em vigor.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

El Clásico decisivo: Barcelona mira vitória em clássico para selar título

O Barcelona tem neste domingo (11) a chance de aplicar um golpe quase definitivo nas…

Motorista invade pista, atropela idoso de moto e foge em Alta Floresta

Um idoso de 70 anos, identificado como Ivo Tenutti, morador de Carlinda, foi hospitalizado na…

Comer mal pode aumentar risco de menstruar antes da hora, diz estudo

Os alimentos que você coloca nas lancheiras dos seus filhos podem influenciar se eles terão…