Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Entenda o aumento de casos de síndrome respiratória

Entenda o aumento de casos de síndrome respiratória

O Brasil enfrenta um aumento significativo nos casos de síndrome respiratória aguda grave, levando alguns estados e municípios a decretarem estado de emergência em saúde pública. O pneumologista Carlos Carvalho, chefe da UTI Respiratória do InCor e professor titular de pneumologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), explica as razões por trás desse fenômeno e as medidas de prevenção necessárias.

Segundo Carvalho, o aumento das viroses respiratórias está relacionado à mudança de estação, com a chegada do frio. “A época do ano favorece, começou a esfriar, então começa a diminuir os casos, por exemplo, de dengue e começa a aumentar as viroses respiratórias”, explica o especialista.

Grupos de risco e principais vírus

O pneumologista destaca que os grupos mais vulneráveis são as crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Nas crianças, o vírus sincicial respiratório é o principal causador da síndrome respiratória aguda grave, manifestando-se como bronquiolite. Já nos idosos e pessoas com doenças crônicas, o influenza A e o coronavírus são os principais responsáveis pelas internações.

Carvalho enfatiza a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção. “Nós temos vacina, e a vacina é a melhor forma de se prevenir essa doença”, afirma. No entanto, o especialista lamenta a recente queda na adesão às campanhas de vacinação, atribuindo-a à desinformação.

Medidas preventivas além da vacinação

Além da imunização, o pneumologista recomenda medidas higiênicas como lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras em caso de sintomas gripais. “Se a pessoa estiver com o nariz escorrendo, estiver num quadro de gripe, ela deve usar máscara para que ela não contamine as outras pessoas”, orienta.

Carvalho também aconselha evitar o contato com idosos e crianças quando se está com sintomas respiratórios, por serem grupos mais vulneráveis. Essas medidas, juntamente com a vacinação, são fundamentais para conter o avanço das síndromes respiratórias e proteger a saúde pública.

Por que infecções respiratórias são mais graves em idosos?

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Endometriose: veja 8 sintomas e como identificar a doença

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 15% das mulheres brasileiras, de acordo…

Comissão da Câmara convoca ministros para explicarem asilos

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7/5), a convocação…

MidiaNews | Lavagem do tráfico

A Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 500 mil em compartimento falso dentro do painel…