Um caminhão carregado com aproximadamente 300 lascas de pau-brasil foi apreendido pela Polícia Civil durante uma operação na zona rural de Confresa, na noite desta segunda-feira (28).
A madeira, de extração proibida sem autorização, era transportada por um suspeito que foi detido e conduzido à delegacia. Posteriormente, ele foi liberado.
A abordagem foi feita no âmbito da Operação Descobrimento, por investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), na estrada do projeto de assentamento Xavante.
Segundo informações, um caminhão Mercedes Benz modelo 1511, cor azul, levantou suspeitas e teve a carroceria verificada pelos policiais, que constatararam a presença da carga ilegal.
Ao ser interrogado, o motorista afirmou que havia carregado a madeira em uma propriedade rural da região e identificou o nome de um homem como sendo o coordenador do transporte da carga. A entrega, segundo o suspeito, seria feita em uma propriedade no município de Santa Terezinha.
Mais pau-brasil
Na manhã desta terça-feira (29), os policiais retornaram ao local do carregamento e encontraram indícios de grande movimentação ilegal. Foram encontradas várias lascas de pau-brasil já cortadas e empilhadas ao longo de carreadores.
A suspeita é de que mais 300 toras da madeira estejam no local.
Também foram encontrados objetos usados na extração da madeira, como galões de óleo, combustível e ferramentas, além de uma motocicleta abandonada.
De acordo com a Polícia Civil, o local é conhecido por reincidência em crimes ambientais, especialmente relacionados à extração de madeira nativa. As investigações continuam e podem revelar a participação de outras pessoas no esquema.