O influenciador Antônio César Rincon Filho, de 25 anos, conhecido nas redes sociais como César Rincon, preso na noite desta quinta-feira (17) em Colíder (620 km de Cuiabá), já tinha passagem pela Polícia de Mato Grosso.
Com mais de 3,5 milhões de seguidores no Instagram e quase 900 mil no Tiktok, Rincon se apresenta como “realizador de sonhos” e é conhecido por distribuir prêmios como dinheiro e carros de luxo a seus seguidores.
Na noite desta quinta ele foi acusado de direção perigosa, desacato, desobediência e resistência, segundo a Polícia Militar.
A prisão não foi a primeira polêmica do influenciador, que em outubro de 2023 foi detido após “surfar” em um colchão puxado por uma caminhonete, sendo autuado por direção perigosa e desordem pública em Confresa (1.100 km de Cuiabá).
O episódio foi registrado por ele próprio e publicado em suas redes sociais. Ao sair em ronda, os policiais militares localizaram o veículo transitando de maneira a colocar em risco a vida de seus ocupantes e a de terceiros.
O veículo estava com um colchão amarrado no engate e duas pessoas sobre o mesmo. Após a abordagem, foi verificado que os ocupantes costumam fazer tais ações, inclusive utilizando-se delas para fazer postagens nas redes sociais.
Menos de 24 horas depois, foi detido novamente por direção perigosa e formação de quadrilha, após continuar promovendo desordem com um grupo de amigos mesmo após ter sido liberado.
Ação em MG e candidatura a vereador
Ainda em 2023, ele foi o responsável por uma ação que causou danos ao patrimônio público em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. Ele promoveu uma “caça ao tesouro” na cidade, incentivando seguidores a procurarem chaves escondidas que dariam direito a prêmios em dinheiro.
A iniciativa acabou provocando uma onda de destruição em praças e até mesmo na igreja histórica de Sant’Anna, patrimônio cultural do município.
Além das ações nas redes, César Rincon também tentou carreira política. Em 2020, foi candidato a vereador em Cristalina (GO), sua cidade natal, pelo Podemos.
Na ocasião, recebeu apenas 0,73% dos votos, somando 164 eleitores. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou profissão de agricultor e utilizou R$ 1.180 de recursos do fundo partidário na campanha, sem registrar despesas no sistema.
Liberdade
Rincon foi liberado da delegacia na manhã desta sexta-feira (18). Em vídeo postado em suas redes sociais, ele recebeu, horas antes de ser solto, a visita e apoio do prefeito da cidade, Rodrigo Benassi (PRD).
“Vim aqui ver a situação dele, ontem nós autorizamos ele fazer o encontro dele ali na praça, depois a Polícia por algum motivo não deixou. Depois autorizamos fazer no Lago e a Polícia por outro motivo não deixou. Eu não estou criticando, mas ao que tudo indica houve excesso [da Polícia]”, disse o prefeito.
A PM divulgou uma nota divulgando o motivo da prisão e disse que investigará e punirá se algum abuso foi cometido na abordagem. Confira abaixo a íntegra.
A Polícia Militar de Mato Grosso informa que conduziu um influenciador digital por desacato, desobediência, resistência e direção perigosa de veículos, na noite desta quinta-feira (17), em Colíder.
O influenciador desrespeitou as autorizações municipais para o sorteio de uma rifa e foi conduzido ao interferir e desacatar as forças policiais, durante a prisão de um homem por embriaguez ao volante.
Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Colíder. O suspeito já possui passagens criminais e foi detido em Confresa, em 2023, pelos mesmos delitos.
A PMMT informa que não coaduna com nenhum tipo de violência e ressalta que qualquer abuso cometido por policiais será investigado com máximo rigor pela instituição.
Leia mais:
Influencer é preso ao surfar em colchão amarrado em caminhonete
Influencer se envolve em confusão em MT e é preso; veja vídeos