Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Secretária enaltece trabalho e reforça compromisso com agentes de saúde

Secretária enaltece trabalho e reforça compromisso com agentes de saúde

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza, agradeceu aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias pelas ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e Chikungunya. 

 

“Vocês são os principais atores da atenção primária. Enfrentamos logo no início do mandato uma epidemia, muito provocada pela inércia da gestão passada. Com organização e a dedicação de cada um de vocês, conseguimos trabalhar pelo bem coletivo, a preservação da saúde da população”, disse. 

 

A declaração foi dada na segunda-feira (14) durante audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá. Também participaram os secretários municipais Eduardo Bussiki (Economia), Murilo Bianchini (Assuntos Estratégicos) e o procurador-geral do município, Luiz Antônio Araújo Júnior. 

 

A audiência pública solicitada pela vereadora Katiuscia Mantelli e pelo vereador Ilde Taques, discutiu as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

 

Foram debatidos o fornecimento de vale-transporte, a equiparação do adicional de insalubridade e a necessidade da implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

 

A secretaria Lucia Helena Barboza ressaltou que a gestão do prefeito Abilio Brunini está comprometida em dialogar com a categoria.

 

“É fato público e notório que estamos em calamidade financeira. Não podemos fazer tudo na mesma hora. Mas, estamos abertos às discussões, pois, reconhecemos a importância do trabalho e as ações estratégicas dos agentes de saúde”, concluiu.

Dados

 

Cuiabá registra uma queda significativa no número de casos de chikungunya nas últimas cinco Semanas Epidemiológicas (SE), conforme dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Embora o ano de 2025 tenha apresentado um expressivo aumento de notificações em relação ao mesmo período de 2024, os registros mais recentes indicam uma tendência de estabilização e queda da doença.

 

Segundo o levantamento, a média semanal de notificações de chikungunya em 2024 foi de 4,0 casos.

 

Em 2025, esse número saltou para 673,1 casos por semana, representando um aumento de 16.728,6%. No entanto, nas últimas semanas, os números têm se mantido abaixo da média, o que aponta para um resultado positivo das ações intensificadas pelo município.

 

Em relação à dengue, embora os números gerais de 2025 também indiquem um crescimento — passando de uma média semanal de 78,6 notificações em 2024 para 124,0 este ano (aumento de 57,8%) —, as últimas sete semanas epidemiológicas mostram uma queda nas notificações, indicando uma possível reversão na tendência de crescimento da doença.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saiba onde assistir a Santos x Atlético. Equipes estão no Z-4 em 2025

Em busca pela primeira vitória no Campeonato Brasileiro, Santos e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira…

Semob desativa semáforo e faixa de pedestre é alterada na Avenida do CPA

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa nesta terça-feira (15) que desativou o semáforo localizado na…

Prefeita sanciona Lei Complementar que recria adicional de periculosidade

Foi sancionada, nesta terça-feira (15), pela prefeita Flávia Moretti (PL), a Lei Municipal Complementar n°…