Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Fim do La Niña deixa clima instável e irregular no Brasil, diz previsão

Fim do La Niña deixa clima instável e irregular no Brasil, diz previsão

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e a temperatura no oceano Pacífico está em normalidade. O anúncio foi feito na última terça-feira (8) pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA). O fim dos eventos no Pacífico marca um período de transição climática — no Brasil clima deve ficar instável e irregular.

Segundo o novo boletim do NOAA, a agência do governo dos Estados Unidos para tempo e clima, o oceano Pacífico voltou ao estado de neutralidade climática, sem a atuação do La Nina e do El Niño. 

A confirmação do La Nina pelo NOAA ocorreu em dezembro de 2024. Os efeitos do fenômeno eram observados no Oceano Pacífico desde meados do ano passado.

O La Nina consiste no resfriamento da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O El Nino é o contrário do La Nina e consiste no aquecimento das águas do Pacífico.

Efeitos no Brasil

De acordo com o Climatempo, com o estado de neutralidade climática, o clima deve ficar mais instável e irregular. Por exemplo, no Sul do país os períodos de seca e chuva devem se alternar com mais frequência. No norte e nordeste a previsão é de diminuição das chuvas.

A expectativa é que massas de ar frio adentrem o país pela região sul. Com a chegada do outono e do inverno essas massas de ar frio devem avançar pelo centro-sul do país.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Nabi Abi Chedid se despede em Bragantino x Cruzeiro; estádio será demolido

A partida entre Red Bull Bragantino e Cruzeiro, neste domingo (20), às 20h30 (de Brasília),…

Nódulo na tireoide: quando se preocupar?

Os nódulos na tireoide são mais comuns do que se imagina. Em grande parte dos…

No 7º dia internado na UTI, Bolsonaro não tem previsão de alta

Com alteração da pressão arterial, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sem previsão de alta…