Search
Close this search box.

MidiaNews | Mapeamento da endometriose

A endometriose é uma doença crônica e progressiva que afeta milhões de mulheres em idade reprodutiva e ocorre quando o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero provocando inflamação, dor e comprometimento de órgãos adjacentes. Essa condição pode atingir ovários, trompas, bexiga, intestino e outros tecidos pélvicos dificultando a qualidade de vida e a fertilidade das pacientes.

 

O mapeamento da endometriose é um exame fundamental para a identificação da doença e definição do melhor tratamento

Os principais sintomas da endometriose incluem cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, alterações intestinais e urinárias, dor lombar, fadiga e dificuldade para engravidar.

 

Muitas mulheres passam anos sem diagnóstico adequado pois os sintomas podem ser confundidos com desconfortos menstruais comuns ou outras condições ginecológicas.

 

Esse atraso no diagnóstico faz com que a doença avance comprometendo ainda mais a saúde e o bem-estar da paciente.

 

O mapeamento da endometriose é um exame fundamental para a identificação da doença e definição do melhor tratamento. É realizado por meio de uma ultrassonografia com preparo intestinal, com médico especialista nesse tipo de abordagem, que busca desde focos milimétricos até grandes lesões, principalmente aquelas envolvendo o intestino, sendo que estas últimas muitas vezes são de difícil detecção por outros meios diagnósticos, como a ressonância magnética, sendo esta última indicada quando a suspeita é de acometimento neural.

 

A detecção precoce da endometriose é essencial para reduzir a possibilidade de complicações como infertilidade, dor crônica e comprometimento profundo de órgãos, lembrando que a média de tempo para o diagnóstico específico ainda é de 7 anos. O diagnóstico adequado permite a definição de estratégias terapêuticas personalizadas incluindo mudanças no estilo de vida, na alimentação, tratamentos medicamentosos hormonais e, em casos mais graves, a cirurgia.

 

O acompanhamento anual com uma equipe multidisciplinar, incluindo avaliação clínica e exames de controle, aumenta as chances de um tratamento eficaz e melhor qualidade de vida para as pacientes.

 

Neste Março Amarelo, mês de conscientização sobre a endometriose, é fundamental reforçar a importância da informação e do diagnóstico precoce. Muitas mulheres convivem com dores intensas sem saber que possuem a doença.

 

O incentivo à busca por avaliação médica especializada e a realização do mapeamento da endometriose são passos essenciais para mudar essa realidade e garantir mais saúde e bem-estar às pacientes.

Eduardo de Lamare é médico radiologista e especialista no diagnóstico da endometriose.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

MidiaNews | Solenidade da Páscoa

Segundo os exegetas e Biblistas, a Páscoa pré-Israelita era uma festa primitiva, de pastores nômades,…

Reprodução assistida: entenda novos desafios éticos e legais na área

A medicina reprodutiva evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas. Técnicas como a fertilização in…

Mel Maia assume namoro com campeão brasileiro de boxe

A atriz Mel Maia, famosa por atuar em novelas como “Avenida Brasil” e “Vai na…