Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Projeto de Lei propõe crédito rural específico para agricultura familiar

Projeto de Lei propõe crédito rural específico para agricultura familiar

Um Projeto de Lei em análise na Câmara dos Deputados busca ampliar o acesso ao crédito rural para a agricultura familiar e empreendimentos rurais familiares. A proposta do deputado Ricardo Ayres, do Tocantins, tem como objetivo fortalecer a produção agroecológica, incentivar a industrialização e impulsionar a comercialização de produtos, além de criar condições favoráveis para a permanência dos jovens no campo.

A iniciativa prevê a flexibilização das garantias exigidas para o financiamento, garantindo acesso a recursos adequados para agricultores familiares, especialmente jovens entre 16 e 29 anos, integrantes de unidades familiares de produção agrária. O projeto também propõe um direcionamento mais equilibrado dos recursos do crédito rural, visando corrigir desigualdades históricas no acesso ao financiamento.

A proposta altera a legislação vigente sobre crédito rural, incluindo novas diretrizes para o financiamento da agricultura familiar. Atualmente, as modalidades de crédito rural contemplam produtores com capacidade técnica e econômica reconhecidas, além de cooperativas e programas de comercialização e reforma agrária.

Com a nova modalidade, jovens produtores poderão obter crédito sem a necessidade de garantias adicionais, salvo em situações específicas, como a adesão ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária da Agricultura Familiar (Proagro Mais) ou a vinculação de valores recebidos por serviços ambientais.

O projeto também aborda a sucessão rural, destacando a importância de políticas que incentivem a continuidade da atividade agrícola entre as novas gerações. Estudos indicam que a maioria das propriedades rurais brasileiras ainda é gerida por seus fundadores, enquanto a participação das novas gerações na administração dos negócios do campo é significativamente menor.

O Projeto de Lei será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado nessas instâncias, seguirá para o Senado antes de ser sancionado.

A proposta também prevê que, para a modalidade de crédito voltada ao desenvolvimento da agricultura familiar, sejam destinados pelo menos 50% do valor médio dos contratos concedidos na safra anterior, multiplicado pelo número de estabelecimentos familiares identificados no país.

Dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 76,8% dos estabelecimentos agropecuários do Brasil são de base familiar. No entanto, apesar da expressiva participação no setor, apenas 16% dos recursos do crédito rural na safra 2024/2025 foram destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A proposta busca reverter esse cenário, garantindo mais equilíbrio na distribuição do crédito rural e fortalecendo o setor agrícola familiar como pilar essencial da produção nacional.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Harmonização das mãos? Entenda procedimento realizado por Gkay

A influenciadora e humorista Gkay, 32, voltou a chamar atenção ao revelar um novo procedimento…

Santos afirma que nova lesão de Neymar é diferente e não define volta

A nova lesão muscular de Neymar é diferente da anterior, que havia tirado o camisa…

Times de Mato Grosso estreiam na Série D neste final de semana

Os representantes de Mato Grosso no Campeonato Brasileiro da Série D 2025, Luverdense e Mixto,…