Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Bebês prematuros devem ter acompanhamento e cuidados especializados

Bebês prematuros devem ter acompanhamento e cuidados especializados

Esta sexta-feira (14) marca o Dia da Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro, data que destaca a importância dos cuidados especiais para crianças nascidas antes das 37 semanas de gestação. A prematuridade é considerada uma questão mundial de saúde pública, afetando significativamente o cenário brasileiro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada 10 nascimentos é prematuro. No Brasil, o Ministério da Saúde registra cerca de 340 mil nascimentos prematuros anualmente.

Em entrevista à CNN, Emília Afranje, presidente do Instituto do Prematuro, fala da importância do acompanhamento especializado para esses bebês: “É importante ressaltar que as repercussões e o tipo de acompanhamento vão depender da sua idade gestacional e das complicações que o bebê apresentou no período neonatal”.

Afranje explica que quanto mais prematuro o bebê, maiores podem ser as complicações e a necessidade de cuidados especiais. Bebês prematuros de maior risco, que enfrentaram condições complexas de saúde logo após o nascimento, requerem um monitoramento mais cuidadoso de seu crescimento e desenvolvimento. É o caso de problemas respiratórios, anemia, dificuldade nutricional, problema de crescimento, maior risco de infecções e questões neurológicas, auditivas, visuais, motoras, cognitivas e comportamentais.

Nesses casos, o acompanhamento deve ser realizado por um pediatra especializado em questões de prematuridade a longo prazo. Este profissional é fundamental para fazer encaminhamentos precoces a outros especialistas quando necessário, seguindo o princípio de que quanto mais cedo a intervenção, melhores os resultados, de acordo com a especialista.

A data serve como um lembrete da importância da conscientização sobre a prematuridade e do suporte necessário tanto para os bebês quanto para suas famílias. O cuidado adequado e o acompanhamento especializado são cruciais para garantir o melhor desenvolvimento possível para essas crianças, enfrentando os desafios únicos que a prematuridade apresenta.

Pré-eclâmpsia e prematuridade: entenda o que levou à morte de bebê de Lexa

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mel Maia assume namoro com campeão brasileiro de boxe

A atriz Mel Maia, famosa por atuar em novelas como “Avenida Brasil” e “Vai na…

Fórmula 1: Verstappen desafia dupla da McLaren na Arábia Saudita

Neste domingo (20/4), a cidade de Jeddah recebe o Grande Prêmio da Arábia Saudita de…

Luciana Gimenez abre baú de lembranças e mostra foto rara

Luciana Gimenez, 55, surpreendeu seus seguidores ao postar fotos antigas em seu Instagram.   Em…